Descrição:
RESTAURAÇÃO DA SEDE DO BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS
General Severiano é o antigo palacete construído em um terreno cedido pelo Município em 1912 para ser a sede do Botafogo de Futebol e Regatas.
O projeto de arquitetura é de autoria do Escritório Técnico Heitor de Mello Memória e aprovado na Prefeitura Municial do Rio de Janeiro em 28 de novembro de 1927. Esta sede foi construída em estilo neocolonial e inaugurada em 1928 com grande baile de gala para a nata da sociedade de época.
Em 1976 o palacete foi vendido para a Companhia Vale do Rio Doce tendo sido tombado pelo Município em 15 de dezembro de 1983 através da Lei 444/83.
Em 1992 o Botafogo de Futebol e Regatas retornou a sede da General Severiano na Rua Wenceslau Braz n 72 numa troca pelas instalações da Mourisco Pasteur realizada com a Companhia Vale do Rio Doce.
Entre 1992 e 1994 o Botafogo de Futebol e Regatas ficou instalado no Mourisco mar, enquanto a sede da Rua General Severiano passava por uma reforma para receber de volta o clube e seus funcionários.
O casarão da Sede chama a atenção de quem passa, com sua fachada exuberante, e tem no seu interior um belíssimo salão nobre, um hall de entrada em mármore, sua sala de troféus além de salas da administração do Clube. Hoje na sede social do Clube está concentrada a diretoria do Botafogo e toda a parte administrativa, além das dependências sociais tais como:
piscina, quadras de vôlei e basquete, ginásio e escolinha de esportes.
Neste local exuberante passará a funcionar o Centro de Memória do Botafogo de Futebol e Regatas.
Localização: